quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tire dúvidas sobre como começar a se preparar para concursos públicos

  A especialista em concursos Lia Salgado* fala sobre como os candidatos devem começar sua preparação para concursos públicos.
Lia responde a perguntas dos internautas sobre como planejar os estudos e cadastro de reserva.
Assista ao vídeo ao lado
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
A internauta Alessandra começou a estudar para concursos há pouco tempo, entrou em um cursinho, mas a prova já está próxima. "O tempo é curto e não estou preparada, mas minha meta não é parar os estudos. Gostaria que me ajudasse porque não quero ficar desesperada estudando para tudo o que surgir."
saiba mais
A especialista explica que a internauta começou como a maioria das pessoas, se inscrevendo para um concurso com data marcada, mesmo sabendo que o tempo para estudar não é suficiente. "Isso é ótimo porque ajuda a pessoa a sair da inércia e depois ela percebe que se tivesse estudado com antecedência poderia ter feito uma boa prova."
Lia indica que ela acompanhe as notícias sobre concursos e vagas que serão abertas na mídia especializada e continue estudando.
Para que a internauta não "atire para todo o lado", a especialista lembra que é preciso escolher uma área de concursos e iniciar os estudos pelas disciplinas básicas, antes da publicação dos editais. "Assim, quando o edital sair, você já vai ter avançado e pode incluir as disciplinas específicas, tendo mais chances de fazer uma boa prova."
Caso a internauta não seja aprovada, Lia ressalta que ela deve continuar estudando até conquistar a vaga pretendida.

Estratégia de estudo
O internauta Vinicius Moretti começou a se preparar para concursos estudando as disciplinas de português, matemática, informática, direito constitucional e direito administrativo. "Gostaria de saber o que você acha da minha estratégia e também queria indicações de apostilas."
Lia afirma que o internauta está seguindo a orientação já comentada pela especialista anteriormente. "Começando pelas disciplinas básicas antes da publicação do edital, você já vai estar muito na frente da maioria dos seus concorrentes", lembra.
Já em relação as apostilas, a especialista sugere que o internauta se matricule em um curso preparatório, que pode ser presencial ou on-line. "No início, isso vai ter ajudar a ter um direcionamento no estudo e a ter um apoio. Até os professores podem indicar os melhores materiais". Após esse início, o internauta poderá optar por continuar estudando sozinho.
Cadastro de reserva
"O problema não é somente passar em concurso, mas ser um dos primeiros colocados. Digo isso pensando em cadastro de reserva, o que você acha?", questiona a internauta Valdenice Araújo.
Em concursos que oferecem vagas no edital, a questão levantada pela internauta não é problemática. "Todos os candidatos aprovados dentro das vagas serão convocados para assumir o cargo dentro do prazo de validade do concurso. A diferença é que quem passa nos primeiros lugares tem a chance de ser convocado para assumir a vaga mais rapidamente", ressalta Lia.
Já nos concursos para formação de cadastro de reserva, a especialista lembra que as vagas ainda não existem no momento em que o edital é publicado. "É claro que os primeiros classificados têm mais chances de serem convocados dos que os que ficarem no final da fila", afirma.
Planejamento do estudo
"Estou em Portugal e queria iniciar meus estudos para concursos e estar preparada para quando retornar ao Brasil dentro de 1 ano e meio. Tem cursos online, apostilas online e em último caso, minha família pode enviar apostilas pelo correio. Qual é o mais recomendado?", pergunta a internauta Gisele Rodrigues.
Lia recomenda os cursos online e arquivos em PDF como material de apoio para evitar o envio de materiais pelo correio.
Se a internauta precisar de mais informações, a especialista sugere livros de editoras especializadas em concursos ao invés de apostilas. "Os livros são mais confiáveis e têm uma atualização mais segura. É uma fonte de apoio mais garantida", afirma.
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário